
KPIs: O que são e como escolher os certos para o seu negócio?
Indicador-chave de desempenho, ou simplesmente KPI, é mais uma daquelas siglas essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Não há outro caminho: é através dos indicadores que você, gestor, consegue entender o que está ou não funcionando dentro da sua estratégia para fazer as modificações necessárias e atingir os objetivos estabelecidos.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é KPI, qual a sua real importância e como construir os indicadores certos para o seu negócio, esse texto foi feito para você. Leia agora e prepare-se para escolher métricas mais relevantes para sua estratégia.
Mas afinal, o que é KPI?
A sigla KPI vem da palavra em inglês, Key Performance Indicator, e representa todas as métricas mais relevantes para o negócio, definidas por você, de acordo com os seus objetivos finais. Por meio dos KPIs, todos os colaboradores tornam-se envolvidos na missão da corporação, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias estabelecidas por seus superiores.
Esses indicadores acompanharão a evolução da operação e os resultados da empresa como um todo, ou então de alguma área ou projeto em específico, evitando que você se perca em meio a uma quantidade absurda de números e relatórios que não te levam a lugar algum.
Como escolher o KPI certo?
Em primeiro lugar, por mais óbvio que possa parecer, você precisa ter claro quais são as suas metas e objetivos. Esse será o ponto de partida para a escolha de qualquer KPI. Um exemplo bem simples: imagine que você precisa aumentar as suas vendas, ou seja, esse é seu objetivo final. Para isso,os indicadores de performance precisarão te mostrar crescimento ou quedas nas vendas, do contrário, você não conseguirá ter uma visão clara do que acontece.
Feito isso, comece a listar todas as métricas existentes dentro do processo que te levará ao objetivo final. Nesse momento, é importante ter atenção em relação à disponibilidade de mensuração, ou seja, você precisa ter acesso aos dados para conseguir analisá-los com periodicidade, para conseguir dar andamento nas tomadas de decisão.
Lista de métricas feita. Qual o próximo passo?
Com essa lista pronta, chegou a hora de desconsiderar todas as métricas de vaidade. Não sabe o que são? A gente explica!
A métricas de vaidade são aquelas que parecem, mas de nada acrescentam ao objetivo final. Ainda pensando no exemplo de aumentar as vendas, quando usamos as redes sociais, é comum medirmos número de seguidores ou curtidas, quando na verdade o que realmente interessa é a taxa de conversão de vendas que veio da rede social.
Por isso, pare, analise e tire da lista todas as métricas que, por mais positivas que sejam, não impactam diretamente no seu objetivo final. Você pode guardá-las para outro momento, mas não aplique-as na construção dos seus KPIs.
Tipos de KPIs que você pode usar
Quando falamos em KPI, o contexto é bem amplo e pode ser aplicado dentro inúmeros cenários: marketing, vendas, logística, financeiro, TI e muito mais. Existem algumas categorias de indicadores, como o de produtividade, lucratividade, estratégico, rentabilidade, qualidade, competitividade e etc que ajudam na organização.
- Indicadores de produtividade: reúne métricas que mostram o uso de recursos da empresa versus suas entregas, como por exemplo: produtividade hora/colaborador ou hora/máquina.
- Indicadores estratégicos: são as métricas que verificam se a organização está alcançando os objetivos determinados pela direção, mostrando um comparativo do cenário atual X o que se espera.
- Indicadores de qualidade: compreendem desvios durante o processo produtivo e aceitação de produtos e serviços.
- Indicadores de vendas/marketing: reúnem uma série de métricas como total de vendas, visitas, receita, ticket médio, para analisar o retorno sobre o investimento.
- Indicadores de capacidade: acompanha a relação entre a quantidade que se pode produzir e o tempo para que isso ocorra.
- Indicadores de lucratividade: mostra a relação percentual entre o lucro e as vendas.
- Indicadores de rentabilidade: aborda a relação entre o lucro e o investimento feito na empresa.
- Indicadores de competitividade: usando principalmente market share, pode-se observar a empresa em relação à concorrência.
Seja qual for a sua área, sempre haverá um KPI para te ajudar a acompanhar o andamento das suas ações, sem que você precise esperar pelo resultado final. Com os KPIs definidos, você poderá pensar até mesmo em desenvolver uma cultura de BI dentro da sua empresa, que disponibilizará de forma simples, rápida e intuitiva todos os dados que você precisa no dia-a-dia para tomar decisões mais assertivas.
Agende agora uma consulta e deixe a NMIND te ajudar a trazer mais eficiência nos resultados.
> Leia mais: 8 KPIs de trade marketing para traçar uma boa estratégia
Não há comentários