
Como inserir Business Intelligence em operações ativas?
Tomar decisões estratégicas por instinto é coisa do passado. Atualmente, é preciso coletar dados, identificar tendências e padrões de sucesso que indiquem o melhor caminho a ser seguido. Sabendo disso, qualquer líder de empresa que esteja minimamente conectado à era digital, conhece as vantagens de implementar business intelligence em operações ativas para trabalhar dados e atender às demandas internas e externas da sua companhia.
Mas como inserir essa cultura dentro de uma operação, sem que haja um grande choque na gestão? Apenas contratar uma empresa especializada em BI não é suficiente. É preciso deixar o famoso método “tentativa e erro” para trás, e entender que a transformação digital pode (e deve) liderar a sua empresa pelos próximos anos.
Se você está buscando dicas de como fazer esse processo acontecer dentro da sua empresa, você está no lugar certo. Acompanhe!
Abrace a implementação
A primeira dica para quem quer implementar business intelligence em operações ativas é acreditar na causa e manter sempre em mente o objetivo final. Não é incomum encontrar setores que criarão obstáculos diante do caminho de transformação digital da sua empresa. Por isso, implementar uma boa estrutura de coleta e análise de dados exige calma e transparência para que a mudança aconteça de dentro para fora.
Em operações ativas, avance gradualmente
O processo para implementar BI nem sempre é rápido, mas isso não é um problema. A transformação acontece na velocidade da adaptação cultural da sua empresa em se tornar Data Driven. Para isso, todos os colaboradores precisam acompanhar, sem agressividade, as mudanças internas e perceber os benefícios agregados à solução. Não adianta querer mudar os processos da sua empresa da noite para o dia, então procure levar para dentro as tecnologias que você encontrou de maneira cuidadosa.
Integre todos os seus sistemas
É comum que uma empresa utilize múltiplas aplicações distintas e isoladas. É importante integrar todas estas tecnologias e aplicações para tirar o máximo proveito deste volume de dados. Centralizando toda essa informação, é possível aprimorar o business intelligence da sua empresa. Para isso, busque sempre por ferramentas que complementem e acrescentem recursos umas às outras, para fortalecer ainda mais sua estratégia.
Se necessário, dê um passo para trás
Se podemos te dar uma dica de ouro, aqui vai ela: Não adianta investir pesado em ferramentas de análise de dados, se os dados coletados pela sua empresa não estão bem estruturados. Para que as ferramentas de BI e Analytics possam tirar insights de grandes volumes de dados, você precisará investir, primeiramente, em soluções de pré-processamento, limpeza, armazenamento e gerenciamento de dados. É dito que 90% do trabalho está no preparo dos dados.
Centralize o controle
Um fator que, com certeza, faz toda a diferença na implementação de BI da sua empresa é ter um grupo capacitado liderando essa transformação digital. Muitas companhias acham que, sozinhas, as soluções de business intelligence serão capazes de atingir o bom desempenho do negócio. Mas, por trás do BI deve sempre existir uma empresa externa especializada nas tecnologias aplicadas, além de um time interno para acompanhar, com atenção, cada etapa do desenvolvimento da sua estratégia digital.
E você? O que falta para começar a implementar business intelligence dentro da sua operação ativa? Trabalhar em parceria com uma empresa especializada em BI é a saída. Se você gostou desse modelo de negócio, conheça as soluções da NMIND e alguns cases de sucesso. Certamente aqui você encontrará soluções ideais para cada etapa desse projeto.
Não há comentários