5 Dicas para Melhorar os Resultados de sua Franquia

Tendências de mercado e dicas práticas para aumentar a produtividade de sua rede
Dicas para franquias

5 Dicas para Melhorar os Resultados de sua Franquia

 

Em um país tão regionalista e de tamanha extensão como o Brasil, o desafio em manter padrões de qualidade e controle entre todas as franqueadas é sem dúvidas um grande desafio. Para isso, é necessário se relacionar bem e acompanhar de perto todos as unidades, mesmo que espalhadas por todo território nacional. Separamos 5 dicas valiosas que possam te ajudar a melhorar os resultados de sua franquia:

Manter a proximidade com os franqueados

Para manter um bom relacionamento com os franqueados, é necessário que a comunicação esteja clara entre ambas as partes. Não adianta ser extremamente rígido se por trás das cobranças não existem indicadores, métricas, ou responsabilidade bem definidas.Definir indicadores e metrificá-los de acordo com os objetivos da rede são atitudes extremamente valiosas, uma vez que torna-se possível planejar, executar, medir e compreender cada ação que deseja-se tomar. Além disso, é importante ter um canal de comunicação descomplicado, capaz de ouvir os franqueados com o intuito de apresentar bons resultados, compartilhar o exemplo de boas atitudes e medidas, identificar problemas pontuais ou recorrentes, bem como diminuir o tempo necessário para tomada de decisão em busca de sua solução.

 

Definir (e seguir) uma metodologia bem estruturada

Consolidar a metodologia significa não somente ter processos bem estruturados mas que ela esteja próxima da realidade dos franqueados. Treinamentos devem ser acessíveis e, com  o auxílio da tecnologia, inovação e diversidade de recursos (até mesmo gratuitos), é possível distribuir conhecimento a todos seus franqueados, seja na forma de  vídeos de treinamento direcionados a franquiados ou colaboradores, definição e acompanhamento de metas, dinâmicas para compartilhar problemas ou boas práticas e qualquer outra proposta que ajude sua franquia em manter as metodologias claras e acessíveis a todos. Uma vez que que a metodologia está bem definida, basta torná-la parte da cultura empresarial. Com todos os franqueados alinhados seguindo a mesma metodologia, o sucesso, a qualidade e a padronização tornam-se bem mais palpáveis.

Antes de criar um treinamento ou material, faça um planejamento. É muito importante entender quais são os principais problemas enfrentados em cada unidade, dando prioridade máxima à solução dos mais comuns e recorrentes. Mais uma vez, para que isso se torne possível, é essencial que você tenha todos os indicadores de sucesso e metas bem definidas, para que seja possível medir os resultados de suas ações.

 

Métricas trazem assertividade e eficiência

Segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios – Guia de Franquias 2018/2019, redes cujos franqueados obtém bons resultados constantemente tendem a receber royalties em dia, bem como expandir o número de franqueados mais rapidamente. Porém, surpreende o número de franqueadores que não possuem acesso simples, rápido e constante aos resultados de seus franqueados. Muitos também não possuem métricas claras que são essenciais para manter o padrão do negócio. A  metrificação da franquia depende diretamente dos dois tópicos abordados acima.

Para ter métricas claras e acessíveis, é necessário desenvolver indicadores de sucesso para a rede, sendo comum mensurar: ticket médio, % faturamento (vale segmentar franqueados em grupos por porcentagem de faturamento para diferenciar perfis de cada região), Custo por Mercadoria Vendida (indicador mais utilizado em food services), Curva ABC (utilizada para compreender melhor o sortimento de produtos ideal).

Para ter maior facilidade em definir e visualizar as métricas essenciais para cada rede como os indicadores exemplificados acima, investir em inovação é uma ótima maneira de diminuir esforços e aumentar o tempo de resposta e produtividade nessa etapa de análise.

 

Superando a crise com investimento em inovação

Apesar de termos enfrentado alguns anos de retração do mercado, temos vivenciado uma ligeira retomada nos últimos meses. Com uma projeção de avanço econômico de 1,94% em 2018 (segundo o Banco Central), ainda é preciso driblar os problemas de recessão de consumo e não só pensar em como maximizar a receita, mas também em reduzir custos. Um estudo realizado pela ABF em conjunto com a CNS (Confederação Nacional de Serviços) e pela FDC (Fundação Dom Cabral), 50,7% das franquias afirmam que a inovação ampliou sua participação de mercado, e 43,1% afirmam, que as iniciativas aumentaram sua rentabilidade.

Em tempos de recessão, é inevitável viver uma queda nas vendas impulsionada pela diminuição do poder de compra da população. Melhorar a eficiência da franquia é uma boa maneira de reduzir custos, lutar contra a recessão e manter os indicadores e métricas positivos. Investir em novas soluções que visam aumentar a produtividade e diminuir grandes esforços internos com a ajuda da tecnologia são um bom caminho para o sucesso e tema do nosso último tópico.

Seus dados valem muito mais do que você imagina! (desde que sejam utilizados de forma correta)

Já parou para pensar no volume de dados e informações que uma franquia gera diariamente? Estes dados são a fonte essencial e de extrema importância  o para acompanhamento de métricas e indicadores pelos franqueados e franqueadores. Porém, usualmente, toda essa informação é acessada de maneira lenta e trabalhosa. Muitos franqueadores dependem do envio destes dados por parte dos franqueados, e se baseiam no uso de planilhas e integrações manuais fatigantes para cruzar todos estes dados e extrair informações relevantes. É neste momento que a inovação ganha um papel importante para o seu negócio, uma vez que a tecnologia traz agilidade e simplicidade à este processo, sendo possível definir métricas claras e assertivas para acompanhamento em tempo real, sendo possível, visualizar todos indicadores de sucesso da rede inteira em apenas uma única plataforma. Desta forma, torna-se possível, agir com muito mais rapidez em um mercado  tão competitivo. 

Quer entender melhor na prática? Clique aqui e veja a simulação que preparamos para você.

Não há comentários

Escreva Um Comentário