5 problemas da sua empresa que o BI ajuda a resolver

5 problemas da sua empresa que o BI ajuda a resolver

É interessante perceber que muitas vezes o óbvio não é praticado dentro das empresas. São poucas as companhias que saem na frente e enxergam o retorno que o investimento em inovação e tecnologia podem trazer, fazendo inveja ao expor seus resultados no mercado. Um exemplo interessante é o business intelligence (BI).

Empresas que apostam em BI já podem, hoje, desfrutar de um resultado muito positivo em relação aos processos e resultados organizacionais. Mas para quem ainda não começou, as perguntas ainda pairam na cabeça: Por que eu deveria adotar o business intelligence? Quais os problemas que o BI me ajuda a resolver? O investimento compensa?

Pensando nisso, reunimos neste conteúdo 5 problemas que o business intelligence pode resolver dentro da sua empresa, para você adotar essa tecnologia o mais rápido possível:

1. Falta de mensuração da produtividade dos times

A produtividade refere-se ao tempo dedicado dos colaboradores em um projeto x resultados entregues. Ou seja, quanto foi produzido pelo colaborador e quais recursos foram necessários para alcançar este resultado. É muito comum em empresas os gestores terem grandes dificuldades de acompanhar e mensurar o que está sendo feito pelos seus times, ficando muitas vezes no escuro ou perdendo dias de acompanhamento para encontrar o resultado.

As ferramentas de BI permitem mensurar esses indicadores e, de quebra, apontam os pontos fracos dos processos, fazendo com que os profissionais saibam com mais clareza onde atuar para aumentar a sua produtividade.

Na hora de mensurar a produtividade dos times, é importante levar em consideração não só indicadores de produção, mas também os de capacidade, ou seja, qual o máximo de produção em quanto tempo, indicadores de qualidade, que mostram a satisfação dos clientes com um produto ou serviço e indicadores estratégicos, que apontam a situação da empresa em relação ao planejamento feito.

2. Dificuldade para definir e acompanhar metas

Ainda ligado às equipes, o BI pode ajudar na definição e acompanhamento de metas. Com isso, além de entender melhor o que acontece em cada departamento, a empresa pode padronizar a mensuração entre as áreas, diminuindo o risco de resultados diferentes para análises iguais.

O business intelligence faz com que as decisões da gestão sejam monitoradas e compara os resultados obtidos com cada ação tomada de forma rápida e precisa. Com isso, ainda durante o processo de coleta de informações, pode-se propor melhorias ou atividades complementares para se chegar ao resultado final: o cumprimento de metas.

3. Demora para identificar erros, melhorias e oportunidades

Uma das maiores vantagens do business intelligence é a rapidez e a automatização na coleta e atualização de informações. Com os dados organizados em um curto espaço de tempo em painéis, os gestores, junto com os seus times, conseguem identificar mais rapidamente aspectos que não se encaixam, assim como melhorias e oportunidades.

Essa eficiência somada à qualidade das informações coletadas e tratadas, descarta comportamentos atribuídos à escassez ou falta de confiabilidade nas informações e faz com que erros sejam notados antes de comprometerem o plano de ação ou criarem um impacto maior nos resultados do negócio.

A concorrência também é um fator importante neste item. Pensando em oportunidades, o BI permite que você conheça as reclamações dos clientes em relação aos produtos e atuação dos seus concorrentes, te dando uma vantagem competitiva.

4. Problemas na projeção de resultados e antecipação de crises

Perguntas que duram dias ou semanas para serem respondidas não existem dentro de empresas que trabalham com business intelligence bem estruturado. Em pouco tempo, o BI te proporciona respostas rápidas de forma arquitetada para você tomar decisões com agilidade. Com isso, é possível identificar perdas e custos, potencializando os lucros com as informações coletadas, sem precisar esperar até o fim do mês para saber como está indo o desempenho dos seus negócios.

O business intelligence também permite a previsão dos acontecimentos futuros através das tendências apontadas pelas informações. Isso faz com que a empresa se antecipe aos acontecimentos e resultados, e possa estar preparada para os desafios futuros de forma proativa.

Além disso, fazendo o uso de ferramentas de BI, é possível ter uma visão macro do mercado e não apenas do segmento da sua empresa. Isso faz toda diferença na hora de traçar os resultados esperados, levando em consideração cenários que não estão ao seu alcance naquele momento, mas que dominarão o mercado em alguns meses ou anos.

Conhecer as tendências e analisar outros mercados ajudará também a criar estratégias mais inovadoras, seja nos produtos ou serviços, ou estratégias de comunicação. Por isso, podemos afirmar que o BI traz inovação para a sua empresa, que é sem dúvida um dos conceitos mais relevantes para quem quer se posicionar bem no mercado atualmente.

5. Altos custos

Ao acompanhar com mais rapidez os KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores Chave de Performance) mais relevantes para o crescimento do negócio como, projeção de faturamentos, margens de lucro, retornos de ações, campanhas e investimentos, você consegue reduzir custos desnecessários, amadurecer a tomada de decisões dos líderes e melhorar a gestão financeira da empresa como um todo.

Se a sua empresa ainda possui alguns ou todos esses problemas, chegou a hora de investir em business intelligence. Para começar é muito fácil, entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito de BI.

Não há comentários

Escreva Um Comentário